Terreno Agroecológico Modelo
Projeto TAM
O Terreno Agroecológico Modelo é uma iniciativa que pretende desenvolver diversas atividades, tecnologias e modelos de negócio alinhados com os temas que permeiam conceitos de sustentabilidade.
Missão
Transformar áreas que foram degradadas por latifúndios e pecuária extensiva, em um sistema mais rico, agroflorestal, com plantio consorciado de árvores e vegetais tradicionais de alimentação na cultura brasileira bem como explorar as PANCSs (plantas alimentícias não convencionais) para propagar esse conceito.
Desenvolver técnicas e tecnologia para produzir alimentos em uma solução que opere em cadeia fechada envolvendo microrganismos, vegetais, insetos e animais, em equilíbro, sem que seja necessário recorrer a fertilizantes, rações ou outros elementos externos a propriedade.
Criar laços com empresas privadas e poder público para desenvolver projetos afins e atuar como um agente de desenvolvimento de soluções que promovam sustentabilidade.
Visão
Sermos referência em oferta de informações, produtos, serviços e pesquisas em áreas afins a sustentabilidade para contribuir com uma sociedade mais equilibrada.
O Terreno
Algumas fotos foram tiradas nos pontos mais altos do terreno conforme indicado nos marcadores da foto ao lado e podem ser vistas abaixo:
https://morro-2.terraformx.eco.br/
https://morro-3.terraformx.eco.br/
https://morro-4.terraformx.eco.br/
O local agora conta um uma estação metereológica e os dados podem ser vistos neste link. Com isso podemos avaliar as melhores opções de espécies para o local.
Uma primeira etapa de reflorestamento está registrada na plataforma Restor. São 10.000 m2 que tem a função de unir dois núcleos de mata nativa criando um corredor ecológico.
O acesso é pela rodovia Lucio Meira, km 257 conforme mapa abaixo.
Sintropia
A agricultura sintrópica é uma técnica difundida por Ernst Gotsch onde o conjunto de todos os elementos presentes em um ambiente devem ser alinhados para criar um sistema autosuficiente. A natureza deve ser direcionada a entrar em um ciclo virtuoso e o desenvolvimento de plantas, animais e microrganismos deve estar interligado de tal forma que não seja necessário introduzir em abundância elementos externos ao sistema. Com essa filosofia Ernst Gotsch conseguiu recuperar muitas áreas que estavam abandonadas e secas em propriedades altamente produtivas e com farta quantidade de água.